LIÇÃO 11 - O PRIMEIRO CONCÍLIO DA IGREJA DE CRISTO - PT1
A palavra latina consilium significa “assembléia, ajuntamento”. O termo grego, usado no Novo Testamento, é synedrion, que significa “estar sentado com”, e é empregado por vinte e duas vezes, de Mt 5.22 a At 24.20.
Os Conselhos dos Reis. Em português, fazemos a distinção entre “concílio”, sempre com um sentido eclesiástico, e “conselho”, que é seu paralelo no mundo político e administrativo. Na antiguidade, os reis tinham seus conselhos, formados por conselheiros e nobres. Os membros desse conselho tinham o privilégio de ver sua face sempre que necessário, isto é podiam entrar em contacto com ele, sem terem de marcar audiência prévia (2Rs 25.19; Jr 52.25).
O Sistema Judaico dos Concílios no Antigo Testamento. Mishna, Sanhedr. I, seção 6. Josefo, porém refere-se a cifras diferentes, ao dizer que Moisés nomeara sete juízes, cada um dos quais contava com dois levitas como assessores (Dt 16.18; Anti. 4.8, seção 14). Josefo (Guerras 2.20, seção 5) informa-nos, igualmente, que sete era o número de juízes para os casos de crimes leves.
Porém os Apóstolos reuniram-se em três ocasiões distintas:
1º Para eleger Matias em lugar de Judas Iscariotes e aguardar a chegada do Consolador;
2º Instituir o diaconato;
3º Para discutir as imposições que os judaizantes buscavam impor sobre os cristãos gentios.
O Concílio de Jerusalém
Essa terceira reunião dos apóstolos, que viria a ser conhecida como o Concílio de Jerusalém ocorreu em 48 ou 49 D.C. O relato está registrado no décimo quinto capítulo do livro de Atos. Embora ali não apareça a palavra gregra correspondente, sunédrion, aparece o fato em si.
Bibliografia: Enciclopedia de Teologia e Filosofia, R. N. Chaplin
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