sábado, 9 de abril de 2011

Lição 2 - Nomes e Símbolos do Espírito Santo




No estudo de hoje vamos nos enveredar mais profundamente na “doutrina do Espírito Santo”, conhecendo seus nomes e símbolos.
A oportunidade é atraente, estudar sobre a Terceira Pessoa da Trindade é uma experiência edificante, é a oportunidade de desenvolver uma amizade mais estreita com o Deus Espírito.
Então, vamos conhecê-lo pelos Seus vários nomes, descobrir sua identidade, Seus mistérios, Seus símbolos secretos.
Aventure-se em descobri-lo por aquilo que a Bíblia revela; pelo que os livros cristãos apresentam; porém não desperdice a oportunidade de ajoelhado ao pé da cama ou prostrado no chão frio do seu quarto, abrir o seu coração e com calma conversar pessoalmente com o doce Consolador, o Espírito Santo do Senhor.
Tenho certeza que Ele já está lhe aguardando.
 
1. Nomes do Espírito Santo
Em hebraico, língua nativa do povo de Deus, shem significa “nome”, “memorial”. No Novo Testamento, o equivalente grego é onama, usado para “pessoas” (At 1.15), “posição” (Mt 10.41) e “autoridade” (Mt 21.15).
Diferente da nossa cultura ocidental, em que os pais dão nomes aos filhos sem considerar seu significado etimológico, na antiga cultura semítica o nome é a expressão da essência moral e espiritual do portador. Geralmente, o nome descreve seu caráter, posição, algum fato especial causador de alegria ou tristeza.
Através da paranomásia (jogo de palavras) semítica, o nome permite conhecer seu o portador, imediatamente ao pronunciá-lo. Por exemplo: JESUS, segundo Mateus, o nome queria dizer: “… porque ele salvará o seu povo dos pecados”. Mt 1.21.
Esta breve introdução nos permite entender um pouco mais sobre a riquíssima cultura do povo de Deus, que concede ao nome do portador uma carga pessoal e significativa, muito diferente do que acontece em nosso país, em que os filhos recebem nomes estrangeiros, de celebridades, de atletas e etc., sem nenhum significado etimológico ou genealógico.
Portanto, os nomes do Espírito Santo nos revelam muitas coisas sobre quem é e o que faz a Terceira Pessoa da Trindade.
Vejamos alguns nomes do Espírito Santo:
1. Consolador, Jo 14.16
2. Espírito de adoção, Rm 8.15
3. Espírito de Cristo, Rm 8.9
4. Espírito Eterno, Hb 9.14
5. Espírito de Fé, 2 Co 4.13
6. Espírito da glória, 1 Pe 4.14
7. Espírito da graça, Hb 10.29
8. Espírito da promessa, At 1.4,5
9. Espírito de sabedoria e revelação, Ef 1.17
10. Espírito de santidade, Rm 1.4
11. Espírito de verdade, Jo 16.13
12. Espírito de vida, Rm 8.2
13. Espírito do Senhor, Is 11.2; 61.1
14. Espírito de Deus, Gn 1.2

2. Simbologia bíblica do Espírito Santo
A Bíblia apresenta alguns elementos comuns à cultura hebraica para ilustrar a atividade do Espírito Santo, demonstrando sua obra e operação por meio de símbolos.
Para a Semiótica, disciplina que estuda os símbolos na linguagem, o elemento simbólico sempre representa outra coisa.
Segundo a definição do Dicionário Bíblico Wycliffe, “o símbolo é aquilo que se coloca no lugar de alguma coisa, ou a representa. Trata-se de um objeto visível ou a representação de um processo, idéia ou qualidade de outro objeto”. Em síntese, “o símbolo é algum objeto material representando verdades espirituais”.
Os principais símbolos bíblicos do Espírito Santo são: Água (Is 44.3; Jo 7.37-39), fogo (At 2.3), óleo (Lc 4.18; At 10.38; Hb 1.9), pomba (Jo 1.32), selo (2 Co 1.22; Ef 1.13; 4.30) e vento (Jo 3.8; At 2.1,2).
a) ÁguaElemento primordial à vida de todos os seres vivos. Representa o “novo nascimento” em Cristo – a regeneração. (Jo 3.3-8). Além de promover a vida, a água também limpa e refresca, é a ação santificadora do Espírito (Ez 36.25-27).
b) Fogo – Elemento poderoso na natureza, que fala de purificação e poder (At 2.3). O Espírito Santo age no pecador convencendo-o a abandonar a iniqüidade, purificando sua vida com Sua poderosa presença.
c) Óleo – Ou azeite, era o produto da Oliveira, seu uso era diversificado, desde combustível para as lâmpadas da casa de Deus, até a unção de objetos sagrado, enfermos e pessoas importantes, como reis e sacerdotes. O simbolismo nos garante que fomos ungidos pelo Espírito de Deus como lâmpadas no mundo, curados de todas as mazelas espirituais e preparados para a realização do serviço cristão.
d) Pomba – A belíssima visão do Paracleto descrita por Mateus, após Jesus ser batizado no Jordão, revela: “Viu o Espírito de Deus, descendo como uma pomba e vindo sobre ele” (Mt 3.16). A pomba é uma ave limpa e singela, sinônimo de afeição (Sl 74.19), mansidão, paz e simplicidade (Mt 10.16b). O Espírito Santo veio sobre nossas vidas, Ele habita em nós. Por isso, limpou a sujeira do nosso coração, trocando o rancor pelo afeto divino e fraternal, aquietando nossas tormentas e tempestades com a doce paz divinal, que substitui a vaidade da vida cotidiana pela simplicidade da nova vida com Cristo Jesus.
e) Selo – Na antiguidade o selo indicava posse ou propriedade sobre aquilo que era selado. A gravação de um selo tinha um padrão distinto, geralmente talhado em um anel como marca de autoridade e poder (Gn 41.42). Selar um objeto tornava-o conhecido por aquele que o selou. O Senhor Jesus nos selou com o seu Espírito Santo, afirmando Sua autoridade sobre nós, por outro lado, também nos identificou como propriedade exclusiva d’Ele (Jo 10.14a).
f) Vento – Elemento invisível, porém perceptível. Apesar de não vê-lo, podemos senti-lo. Assim como o vento, o Espírito Santo é invisível, impossível enxergá-lo como os olhos naturais; entretanto, sua ação e efeito são visíveis na vida do crente “nascido do Espírito” (Jo 3.8).
Boa aula!
 
Bibliografia:
HORTON, Stanley M. et al. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
MELO, Joel Leitão de. Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1990.
PFEIFFER, Charles F. et. al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
WILLMINGTON, H. L. Dicionário de Referências Bíblicas. 3. ed. Rio de Janeiro: CPAD
Fonte: o assembleiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário