sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lição 2 – A Mensagem do Reino de Deus – 3º Trimestre de 2011


Caros irmãos na primeira lição aprendemos sobre o significado da palavra Reino dos céus e Reino de Deus, e que as duas palavras são sinônimos. Que este Reino tanto esta em nós mediante o novo nascimento, como também o Reino de Deus esta por vir e será manifestado plenamente na Segunda Vinda de Cristo, e hoje iremos estudar a mensagem do reino.

“... o tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15)

Palavra chave: Arrependimento e Fé

Arrependimento:
As palavras primárias, no Antigo Testamento, para expressar a idéia de arrependimento são shuv (“virar para trás”, “voltar”) e nicham (“arrepender-se”, “consolar”). Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido teológico, seja quanto ao desviar-se de Deus (1Sm 15.11; Jr 3.19), seja no sentido de voltar para Deus (Jr3.7; Os 6.1). A pessoa também pode desviar-se do bem (Ez 18.24,26) ou desviar-se do mal (Is 59.20; Ez 3.19), isto é arrepender-se.
O Novo Testamento emprega epistrephõ no sentido de “voltar-se” para Deus (At 15.19; 2Co 3.16) e metanoeõ/metanoia para a idéia de “arrependimento” (At 2.38; 17.30; 20.21; Rm 2.4). Utiliza-se de metanoeõ para expressar o significado de shuv, que indica uma ênfase à mente e a vontade. Mas também é certo que metanoia, no Novo Testamento, é mais uma mudança intelectual. Ressalta o fato de uma reviravolta da pessoa inteira, que passa a operar uma mudança fundamental de atitudes básicas.
O significado básico de arrepender-se (gr. metaneo) é “pensar diferente” ou reconsiderar”. Praticamente todos os léxicos gregos concordam que o verbo metanoeo (“metanoear”) é “reconsiderar” ou “modificar o pensamento”.
Joseph Thayer (1828-1901) declarou que este verbo significa “modificar o nosso “pensamento, isto é arrepender-se por ter feito alguma coisa”
William Arndt (1880-1957) e F. Wilbur Gingrich (1901-1993) afirmaram que o sentido é “mudar a mente de alguém [...] depois sentir remorso, arrepender-se, converter-se”
William E. Vine (1873-1949) registrou o seu significado como sendo “perceber posteriormente (meta, depois, implicando mudança, noeo, perceber). [Assim, metanoeo é] mudar a mente ou o objetivo de alguém. Sempre, no Novo Testamento, envolve uma mudança para melhor, uma correção e sempre, salvo em Lucas 17.3-4, de arrependimento com relação a pecados”

Elementos do Arrependimento:
Um elemento intelectual. Há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal, contaminação e desamparo. Este elemento é designado na Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do pecado), Rm 3.29, cf. 1.32. Se este não for acompanhado pelos elementos subseqüentes, poderá manifestar-se como temor do castigo, sem ódio ao pecado.
Um elemento emocional. Há uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo, Sl 51.2,10,14. Este elemento do arrependimento é indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subseqüente, é lupe kata theou (tristeza segundo Deus), mas se não for acompanhado por ele será lupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero, 2Co 7.9,10; Mt 27.3; Lc 18.23.
Um elemento volitivo. Há também um elemento volitivo, que consiste numa mudança de propósito, num abandono interior do pecado e numa disposição para a busca do perdão e da purificação, Sl 51.5,7,10; Jr 25.5. Este elemento inclui os outros dois, e, portanto, é o aspecto mais importante do arrependimento. É indicado na Escritura pela palavra metanoia, At 2.38; Rm 2.4.

Definições:
Wayne Gruden – Arrependimento é uma sincera tristeza por causas do pecado, é renunciá-lo e comprometer-se sinceramente a abandoná-lo, e prosseguir obedecendo a Cristo.
Louis Berkhof – Arrependimento é a mudança produzida na vida consciente do pecador, pela qual ele abandona o pecado.
Augustus Hopkins Strong – Arrependimento é a mudança voluntaria da mente do pecador na qual ele rejeita o pecado.


Fé :
No Novo Testamento, o verbo pisteuõ (“creio, confio”) e o substantivo pistis (“fé”) ocorrem cerca de 480 vezes. Poucas vezes o substantivo reflete a idéia da fidelidade como no Antigo Testamento (por exemplo, Mt 23.23; Rm 3.3; Gl 5.22; Tt 2.10; Ap 13.10). Pelo contrário, normalmente funciona como um termo técnico, usado quase exclusivamente para se referir à confiança ilimitada (com obediência e total dependência) em Deus (Rm 4.24), em Cristo (At 16.31), no Evangelho (Mc 1.15) ou no nome de Cristo (Jo 1.12). Tudo isso deixa claro que, na Bíblia, a fé não é “um salto no escuro”.
Somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8). Crer no Filho de Deus leva à vida eterna (Jo 3.16). Sem fé, não poderemos agradar a Deus (Hb 11.6). A fé, portanto, é a atitude da nossa dependência confiante e obediente de Deus e na sua fidelidade. Essa fé caracteriza todo filho de Deus fiel.

Definições:
Wayne Gruden – Fé salvífica é confiança em Jesus Cristo como uma pessoa viva visando ao perdão dos pecados e à vida eterna com Deus.
Louis Berkhof – Fé salvadora como uma certa convicção, produzida no coração pelo Espírito Santo, quanto à veracidade do Evangelho, e uma segurança (confiança) nas promessas de Deus em Cristo.
Augustus Hopkins Strong – Fé á a mudança voluntária na mente do pecador pela qual ele se volta para Cristo.

Relação entre Fé (crença) e Arrependimento
Existe uma ligação íntima entre fé e arrependimento, como os dois lados da mesma moeda. Em vez de serem dois atos separados – o que viola o princípio protestante (e bíblico) da exclusividade da fé (sola fide) – tanto a fé quanto o arrependimento são necessários para a salvação, no entanto, cada um faz parte de um ato salvífico pelo qual a pessoa recebe o dom da vida eterna. A fé implica uma espécie de compromisso e confiança em Cristo que, naturalmente, operam uma mudança na vida da pessoa. De modo semelhante, o arrependimento verdadeiro (uma mudança real da nossa mente acerca do pecado e a respeito do nosso entendimento de quem Cristo é – ou seja, o nosso Salvador) também afeta o rumo da nossa vida.
Não se trata de primeiro uma pessoa afastar-se do pecado e depois confiar em Cristo nem primeiro confiar em Cristo e depois afastar-se do pecado, mas as duas coisas ocorrem ao mesmo tempo.


Bibliografia:
Teologia Sistemática, Stanley M. Horton, CPAD
Teologia Sistemática, Louis Berkhof, Mundo Cristão
Teologia Sistemática, Norma Geisler, CPAD
Teologia Sistemática, Wayne Gruden, Vida Nova
Teologia Sistemática, Augustus Hopkins Strong, Hagnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário