sábado, 22 de outubro de 2011

Lição 04 - Como enfrentar a oposiçaõ à obra de Deus - 4º trimestre de 2011


A oposição sempre foi uma realidade constante e presente na obra de Deus. Em todas as épocas e lugares onde algo começou a ser feito para a glória de Deus, pessoas e instituições se levantaram contra, na tentativa de impedir a todo custo a implantação, o avanço e a conclusão do projeto divino.
Na Bíblia temos vários exemplos de oposição à obra, e/ou às pessoas envolvidas na obra. Vejamos alguns deles:
- A oposição de Faraó na libertação do povo do Egito (Êx 5.1-23ss)
- A oposição dos reis dalém Jordão na conquista da terra de Canaã (Js 1.10ss)
- A oposição de Senaqueribe contra Judá (2 Rs 18.13ss)
- A oposição dos príncipes e presidentes no reinado de Dario contra Daniel (Dn 6.1ss)
- A oposição de Sambalate e Tobias contra Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 4.1-23ss)
A oposição nem sempre vem de fora. Quem faz a obra de Deus com zelo e integridade enfrenta oposição de dentro:
- A oposição de Corá, Datã e Abirão contra Moisés e Arão (Nm 16.1-50)
- A oposição de Saul a Davi (1 Sm 18.10ss)
- A oposição sofrida por Jesus da parte do povo, escribas, fariseus, saduceus, etc. (Hb 12.3)
- A oposição dos judeus e dos falsos irmãos contra Paulo (At 28.19; 2 Co 11.26)

AS CAUSAS DA OPOSIÇÃO
As causas da oposição infligida contra a obra de Deus, e contra os que estão realizando a obra são diversas, e passa pelo receio ou medo do crescimento da obra, e pela ameaça que este crescimento infringe aos paradigmas e cosmovisões mundanas . A obra e os que a fazem são perseguidos porque alguém (ou grupos) teme perder o poder, o espaço, o cargo, etc. Se sentem ameaçados em seus postos e em suas convicções ou ideologias. Em se tratando da oposição que vem de fora, ela pode ser realizada por políticos governantes, por legisladores e juízes, ou seja, pelos poderes instituídos. Os mecanismos de oposição são os mais diversos, dentre os quais: leis, censuras, violência moral em forma de ridicularização e menosprezo (Ne 4.2) e física (a polícia é usada em governos totalitaristas). A oposição é feita também por formadores de opinião (professores, jornalistas, artistas, celebridades, líderes de movimentos sociais, etc.).
Na oposição que vem de dentro, os opositores buscam de todas as formas e maneiras impedir o avanço do trabalho de indivíduos e de ministérios prósperos. A inveja é uma das motivações mais comuns para a oposição que vem de dentro. Infelizmente, a tristeza com a prosperidade do próximo ainda é bem presente em nosso meio. Na oposição que vem de dentro, sofrem também aqueles que resolvem denunciar o erro, a mentira e o pecado. Quando os dominadores se sentem ameaçados em seus reinos pessoais, logo se utilizam de ameaças, retaliações, censuras e outros artifícios para calar a boca, ou impedir o trabalho daqueles que estão restaurando os “muros”.
Assim como no mundo, a própria imprensa oficial é utilizada como mecanismo de oposição e opressão. Os questionadores e denunciadores das mazelas do sistema (reconstrutores de muros) são barrados ou perdem os espaços conquistados em programas, jornais e revistas. Seus livros não são publicados, e seus artigos são censurados. Um sistema opressor, doente e perverso não admite críticas.
Quem sabe para quem está trabalhando, e com a consciência tranquila de que está fazendo o que deve ser feito, sofre com a oposição, mas se alegra com o conforto, a presença e a aprovação de Deus em sua vida e ministério. Ele entende que Deus é o maior interessado no processo de restauração dos muros, e simplesmente confia naquele que o vocacionou, preparou e chamou para a grande obra.
Nem sempre a oposição é barulhenta e explícita, podendo ser silenciosa e discreta.
O desprezo e o descaso também fazem parte dos métodos dos opositores (Ne 4.4). Você pode ser duramente afrontado ou simplesmente ignorado, desprezado e humilhado.

A NOSSA ATITUDE DIANTE DA OPOSIÇÃO
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles” (Ne 4.9)
Moisés, Josué, Davi, Ezequias, Neemias, Jesus e Paulo, todos estes recorreram à oração quanto sofreram oposição. Enquanto oravam avançavam na realização da obra lhes confiada.
Neemias não buscava projeção pessoal ou qualquer tipo de reconhecimento. Neemias só queria o bem do seu povo, só desejava dar a sua contribuição no processo de restauração e reconstrução. Neemias só buscava a glória de Deus.
Estás sofrendo oposição? Estás dentro da vontade de Deus? Caso tenhas certeza disto, não desista. Ore, vigie e avance, pois o Senhor é contigo. Use a oração, a vigilância e as armas (dons e talentos )que o Senhor te concedeu.
“[...] O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; [...]” (Ne 2.20b)
Creia, pois a obra será concluída!
Fonte: http://www.altairgermano.net/

Um comentário:

  1. Muito interessante! ;D Eus encontro muitas pessoas que odeiam cristãos e gostam de atrapalhar qualquer obra e até se divertem com isso, o que é uma pena.
    Deus te abençoe!

    http://agapecristao.blospot.com

    ResponderExcluir