segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Pastor




O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. ”(Sl 23.1)



Por: Eduardo Pereira


Etimologia

O termo: ra’âh  aparece mais de 160 vezes no A.T, sendo que a forma ro’eh, “pastor”, aparece mais de 60 vezes. É a principal raiz que designa a ação de “alimentar” animais domesticos. Uma vez que, desde tempos remotos, a ocupação mais comum na palestina era o pastoreio, o termo é fundamental para a descrição das pessoas do campo em todo os periodos da história.
            O equivalente de ra’âh em grego é poimen, “boiadeiro”, “pastor”, poimen ocorre 9 vezes nos Evangelhos Sinoticos; 6 vezes em João; uma vez cada em Hebreu, 1Pedro e Efésios.
           O termo “pastor” é usado em seu sentido natural em varias passagens bíblicas referindo-se a pessoas envolvidas no cuidado das ovelhas. Aparece pela primeira vez em (Gn 4.2), a fim de descrever a ocupação de Abel. Portanto juntamente com a ocupação do agricultor, é a mais antiga profissão do mundo.
            Antes de Israel povoar Canaã, as tribos individuais dependiam da constante vida nomádica com suas manadas e seu rebanhos. Os patriarcas (cf. também Jó), que tinham ovelhas e cabras juntamente com o gado, eram nômades. A tarefa de pastor era preferivelmente assumida pelos membros da família; pelas filhas, apenas na vizinhança imediata da moradia (Ex 2.16)


A vida de um pastor

Às vezes o dono cuidava de suas proprias ovelhas (Gn 4.2), outros confiavam seus rebanhos a seus filhos (1Sm 17.34); e outros usavam servos ou assalariados (Jo 10.12-13).
Era o dever do apascentador conduzir seu rebanho a pastagem e água fresca (Sl 23.2). Em alguns casos isto exigia longas viagens pela zona rural. Nas terras bíblicas era costume o pastor ir adiante de suas ovelhas ao invés de guiá-las (Jo 10.4).Uma outra tarefa necessária era a de proteger o rebanho de animais selvagens (1Sm 17.34,35) e de ladrões (Jo 10.1). À noite os pastores levavam as suas ovelhas para um lugar de abrigo e proteção, como um aprisco ou um cercado natural, onde eles as contavam para certificar-se de que nenhuma havia se desviado (Jr 33.13; cf. Lc 15.3-7).
O equipamento comumente necessário para o trabalho do pastor incluía uma vara ou bordão (heb. Shebet, cf. Ex 21.20) para bater nos predadores, e um cajado com uma curva em uma das extremidades (Sl 23.4). Este último instrumento, semelhante a uma cana, servia para vários propósitos, desde apoiar-se (cf. Ex 21.19; Zc 8.4) até controlar o rebanho. Outros itens eram um alforje (1Sm 17.40) para carregar pequenos pertences, uma capa, e às vezes um instrumento musical com o qual o pastor passava o tempo. Em muitos casos um ou mais cães acompanhavam o rebanho (Jó 30.1)
Mesmo depois da ocupação de Canaã, a criação de gado desempenhava um papel de importância, juntamente com o cultivo dos campos, como meio de ganhar a vida. Por certo, a lembrança dos dias nomádicos clássicos do Israel antigo antes da ocupação, quando os israelitas viviam como forasteiros em tendas, ficou constantemente viva, porque as atividades salvíficas de Deus, através da história, tinham estreitas ligações com aqueles tempos. Por esta razão, os levitas não receberam qualquer porção de terreno arável na ocasião da ocupação, e continuaram com os rebanhos (Jo 20). Os recabitas, apegavam-se nos tempos proféticos ao seu modo de vida pastoril como um exemplo para os demais (Jr 35). Até mesmo o NT contém ecos da memória do período pastoril de Israel (Hb 11.9, 13).


O Pastor e a liderança

O lider compassivo é chamado de pastor (Jr 3.15). Quando as pessoas estão sem liderança, são consideradas ovelhas dispersas sobre os montes, i.e., sem liderança elas não têm a orientação para trabalhar juntas a fim de vencer os obstáculos (1Rs 22.17 ; Nm 27.17).

Personagens bíblicos identificados como pastores:

1.       Abel (Gn 4.2)
2.      Abraão (Gn 13.7)
3.      Isaac (Gn 26.14)
4.      Raquel (Gn 29.9)
5.      Jacó (Gn 30.36)
6.      Moises (Ex 3.1)
7.      Davi (1Sm 16.11)
8.     Amós (Am 7.14)

Deus o Supremo Pastor

Deus, o supremo pastor, conduziu seu povo durante a perigrinação no deserto, mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas e os guiou pelo deserto, como a um rebanho. E os guiou com segurança, enão temeram ; mas o mar cobriu o seu inimigos. (Sl 78.52-53), caso eles desobedeçam, ele os conduzirá para longe a uma terra estranha (Dt 4.27). Este princípio declarado em (Dt 4.27) antevê todas as dispersões” subsequentes, como o faz (Dt 28.37). Isso teve um cumprimento todo especial no grande exílio sob os babilônios (Sl 78.54-72).
O Messias vindouro também é anunciado como o verdadeiro pastor das ovelhas (Ez 34.23 e s. ; cf. Jr 23.3-6 ; Jo 10.11,14)




Bibliografia:

Dicionário Internacional de Teologia, ed. Vida Nova
Dicionário Bíblico Wycliffe, ed. CPAD
As Parábolas de Lucas, Kenneth Bailey, ed. Vida Nova



Nenhum comentário:

Postar um comentário