terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Convite à Teologia – O dilema na vida de um Teólogo





Por: Eduardo Pereira



Para os ímpios (1): Quer roubar a igreja...

Para os ímpios (2): Isso é um preguiçoso...

Para a família (1): Você vai ganhar quanto?

Para a família (2): Isso não tem futuro...

Para a esposa: Teologia não enche bucho meu bem...

Para amigos de ministério (1): Quer ser Pastor...

Para amigos de ministério (2): Tá querendo aparecer...

Para amigos de ministério (3): O negocio irmão e joelhologia...

Para amigos de ministério (4): Ele vai tomar o meu lugar...

Para amigos íntimos: Ele faz Téo Téo é alguma coisa da bíblia.

A palavra “teologia” não ocorre na Bíblia e o termo que lhe é equivalente, no N.T., é “doutrina” (“didache” ou “didaskalia”, no grego), que vem de uma raiz que significa “ensinar” e pode se referir tanto ao ato de ensinar, propriamente, como ao conteúdo do que é ensinado (Rm 6:17;1Tm 6:3-4; 2Tim 4:3-4; Tito 1:2,9, etc.). Podemos dizer, de modo mais completo agora, que Teologia é o conjunto de verdades extraídas dos ensinos bíblicos a respeito de Deus e de Sua obra, e que são apresentadas de modo sistemático, na forma de um corpo de doutrinas. A essa forma ordenada de doutrinas, dá-se inclusive, o nome de “Teologia Sistemática”. O adjetivo aqui, não altera o conceito de “teologia”.

Já não basta toda a dificuldade que enfrentamos no dia dia: ir à faculdade após o trabalho, pegar um transporte alternativo (ônibus), pagar passagem, pagar a mensalidade, às vezes sem um trocado para fazer um lanche, sem dinheiro para comprar livros, tendo que xerocar.

O Teólogo precisa orar e orar muito! Tem que ter uma balança equilibrada entre conhecimento e oração para suportar tudo isso e ainda mais as investidas do inimigo, tem que ter chamada de Deus, tem que ter amor por aquilo que faz, e a recompensa virá do Senhor.

“Se abandonar a ignorância e o anti-intelectualismo bíblico for útil; Se não se deixar guiar pela submissão às idéias da Teologia Liberal, da Eisegese e das Seitas e Heresias que permeiam nosso meio for útil; se buscar compreender o significado real do texto bíblico, do contexto, da cultura, da economia, política for útil; se dar a igreja as ferramentas para uma boa interpretação de tal forma que o leitor venha ao conhecimento do seu pecado, sua salvação e vida cristã saudável for útil, então podemos dizer que a Teologia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos dependentes de Deus são capazes.” (Eduardo Pereira adaptação do texto de Marilena Chaui, Convite a filosofia)



Bibliografia:


Marilena Chaui, Convite à Filosofia, Ed. Ática SP 2000

Um comentário:

  1. Muitos estão buscando na formação teológica não o pleno conhecimento, mas sim, mais um meio de conquistar uma posição eclesiástica.

    ResponderExcluir