quarta-feira, 9 de março de 2011

LIÇÃO 11 - O PRIMEIRO CONCÍLIO DA IGREJA DE CRISTO - PT1


A palavra latina consilium significa “assembléia, ajuntamento”. O termo grego, usado no Novo Testamento, é synedrion, que significa “estar sentado com”, e é empregado por vinte e duas vezes, de Mt 5.22 a  At 24.20.
Os Conselhos dos Reis. Em português, fazemos a distinção entre “concílio”, sempre com um sentido eclesiástico, e “conselho”, que é seu paralelo no mundo político e administrativo. Na antiguidade, os reis tinham seus conselhos, formados por conselheiros e nobres. Os membros desse conselho tinham o privilégio de ver sua face sempre que necessário, isto é podiam entrar em contacto com ele, sem terem de marcar audiência prévia (2Rs 25.19; Jr 52.25).
O Sistema Judaico dos Concílios no Antigo Testamento. Mishna, Sanhedr. I, seção 6. Josefo, porém refere-se a cifras diferentes, ao dizer que Moisés nomeara sete juízes, cada um dos quais contava com dois levitas como assessores (Dt 16.18; Anti. 4.8, seção 14). Josefo (Guerras 2.20, seção 5) informa-nos, igualmente, que sete era o número de juízes para os casos de crimes leves.

O Sistema Judaico dos Concílios no Novo Testamento. O tribunal superior judaico era o Sinédrio (que vide). Esse tribunal ficava em Jerusalém. Mas também havia as sunedria, ou seja, os tribunais locais (Mt 10.17; Mc 13.9). Havia dois desses tribunais locais em Jerusalém, e um em cada cidade de Israel. Mas, como funcionavam esses tribunais locais, e quantas pessoas estavam envolvidas nos mesmos, é algo sobre o que não há informações. Provavelmente esses detalhes eram variáveis. O número de juízes era de vinte e três, nos lugares onde a população era de cento e vinte para cima; e de três, quando a população era inferior a isso. Qualquer grupo de pessoas reunidas para tratar de alguma questão específica é um sumboulion (concílio), como no caso daqueles que conspiraram contra Jesus (Mt 12.14). Festo, o procurador romano em Cesaréia, consultou-se como um conselho, para concluir sobre o que faria com o prisioneiro Paulo. A maior parte das referências do Novo Testamento é ao sinédrio, o tribunal superior, que consistia em setenta membros, sob a presidência do sumo sacerdote.

Porém os Apóstolos reuniram-se em três ocasiões distintas:
1º Para eleger Matias em lugar de Judas Iscariotes e aguardar a chegada do Consolador;
2º Instituir o diaconato;
3º Para discutir as imposições que os judaizantes buscavam impor sobre os cristãos gentios.

O Concílio de Jerusalém
Essa terceira reunião dos apóstolos, que viria a ser conhecida como o Concílio de Jerusalém ocorreu em 48 ou 49 D.C. O relato está registrado no décimo quinto capítulo do livro de Atos. Embora ali não apareça a palavra gregra correspondente, sunédrion, aparece o fato em si.


Bibliografia: Enciclopedia de Teologia e Filosofia, R. N. Chaplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário