domingo, 13 de março de 2011


OS SCRIFÍCIOS DO A.T. FIZERAM EXPIAÇÃO PELOS PECADOS?



“Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados;” (Hb 10.11)


PROBLEMA: Levítico 17:11 afirma que Deus estabeleceu sacrifícios de sangue "para fazer expiação" pelas nossas almas.

“Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.”(Lv 17.11)

Mas Hebreus parece contradizer isso, afirmando que o sacerdote da linhagem de Arão "sera apresentado dia após dia a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados"(Hb 10:11).

SOLUÇÃO: Os sacrifícios no AT não tinham o propósito de remover o pecado, mas de apenas cobri-lo até a vinda de Cristo, o qual, este sim, pôde  mover o pecado. Cada sacrifício de sangue antes de Cristo apontava pára ele. O cordeiro pascal era um tipo que prenunciava o comprimento e anunciava "Cristo, nosso Cordeiro pascal, [que] foi imolado" (1 Co 5:7).
Os sacrifícios do AT apenas proporcionaram uma cobertura temporária dos pecados, até que Cristo propiciasse a solução definitiva ao problema do pecado. Cada oferenda do AT tinha como que uma "nota d e débito", que permaneceu aguardando até que fosse pago pelo "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1:29).



Bibliografia: Manual Popular de Duvidas e Enigmas da Bíblia, Norman Geisler

Nenhum comentário:

Postar um comentário