domingo, 25 de dezembro de 2011

Pão e Circo na Igreja

Por: Eduardo Pereira

Em uma palestra que participei ouvi o palestrante dizer que o povo gosta de pão e circo, a principio não entendi muito bem, então fui pesquisar:
Panem et circenses [ludos] é a forma acusativa da expressão latina panis et circenses [ludi], que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.
Espetáculos sangrentos, como os combates entre gladiadores, eram promovidos nos estádios para divertir a população; nesses estádios, pão era distribuído gratuitamente.
Percebo que a filosofia “Pão e Circo” Pão= comida, Circo= diversão e entretenimento, tem invadido a igreja. Cada vez mais esse metodo tem sido utilizado para atrair ou segurar pessoas na igreja, é festa disso, festa daquilo, aniversários e mais aniversários... Amanhã vira para o culto a cantora ou cantor fulano de tal. É incrivel como a igreja enche, pessoas vem de longe.
Não estou fanzendo apologia a não se fazer um aniversário ou festa ou de trazer um cantor, quero alertar sobre o modo como estão fazendo, e da forma como estão invertendo os valores dando mais importancia a tais coisas, onde esta o povo nos dias de estudos biblicos?, onde esta a membresia nos cultos de doutrina?, onde esta o desejo e a sede de ouvir um pregação biblica? Os cultos de oração estão vazios.
"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14 : 17)


 

Um comentário: