terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ATOS - A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA

1.       Introdução

O livro de Atos registra o poder sobrenatural do Espírito Santo, não só na vida dos apóstolos, mas também na existência da Igreja.




2.       Autor de Atos
Segundo a tradição, o nome de Lucas, o médico e companheiro de Paulo em suas segunda e terceira jornadas missionárias e na viagem a Roma, é aceito como o autor de Atos.
Evidencias:
a.       A igreja primitiva aponta para Lucas como autor:
    Irineu (c. 130 -200 d. C.)
   Clemente de Alexandria (153 -217 d. C.)
   Cânon Muratório (c. 170 d. C.)
   Eusébio (c. 325 d. C.)

b.      Lucas é citado como companheiro e cooperador de Paulo em (Cl 4.14; Fl 24; 2Tm 4.11)
c.       O elo entre os dois documentos pela saudação a Teófilo (Lc 1.3; At 1.1)
d.      O autor revela sua participação na labuta de Paulo ao usar o pronome nós em  (At 16.10-18; 20.6; 21.7; 27.20)
e.      O “Prólogo Anti-Marcião” (c. 160) – denomina Lucas como autor

3.       Destinatário
Os livros de Lucas e Atos são dedicados particularmente a Teófilo (sig. “amigo de Deus”) e, de modo geral, para todos os cristãos. Lucas faz menção do “primeiro tratado” obviamente, uma alusão direta ao terceiro evangelho (conforme na ordem Bíblica). “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo” diz respeito a Lucas 1.1-4, mostrando que o livro de Atos é o segundo volume.

4.       Objetivos
Se o propósito do evangelho de Lucas foi o de escrever sobre tudo o que Jesus “começou não só a fazer, mas a ensinar”, assim também a intenção do livro de Atos é registrar o que Jesus continuou a fazer e a ensinar, agora, pelo Espírito Santo, através dos apóstolos.

5.       Titulo
Os diversos títulos que têm sido atribuídos a esse livro, nos dias da antiguidade, são os seguintes: “Atos e transações dos Apóstolos” (Codex Bezae) e “Atos dos Santos Apóstolos” (Codex Alexandrinos e outros, incluindo alguns dos rimeiros pais da igreja). Os pais da igreja, Orígenes Tertuliano, Dídimo, Hilário, Eusébio e Epifânio também usaram meramente o título “Atos” para este livro. Já Ecumênio chamou-o de “Evangelho do Espírito Santo”. E Crisóstomo apodou-se de Livro da Demosntração da Ressureição.

6.       Data
Existem três datas sugeridas para o Livro de Atos: antes 70 d. C.; de 80 a 85 d. C. e de 105 a 130 d. C. As duas datas mais recentes estão baseadas, em parte,na teoria de que Atos talvez não tenha sido escrito por Lucas.
A opinião de que Lucas e Atos foram escritos antes da destruição de Jerusalém, ocorrida em 70 d. C., é baseada nas seguintes considerações:
a.       O cap. 28 se encerra com a prisão domiciliar de Paulo. Enquanto esperava para apresentar-se ante César, tinha liberdade de pregar àqueles que o procuravam. Isso deve ter acontecido antes de 64 d. C., ano que marca o grande incêndio de Roma.
b.      O livro de Atos não menciona a morte de Paulo, que parece iminente em 2Tm4 e que ocorreu em torno de 68 d. C.
c.       Quase no final de Atos Lucas apresenta o governo romano como benevolente para com o cristianismo, atitude que mudou depois do ano 64 d. C.



Bibliografia:Bíblia de Estudos de Genebra
Lições Bíblicas - Jovens e Adultos 3º trimestre de 1996
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Fiolosofia, Dr. R. N. Champlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário