sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SINAIS E MARAVILHAS NA IGREJA


Definições:
R. N. Champlin (pg 266 Enciclopedia de Bíblia Teologia e Filosofia), milagre é qualquer evento admirável que excita a mente devido ao fato de ser incomum. Mais estritamente falando, é um evento dentro do mundo natural, mas que aparentemente está fora do mundo natural, mas que aparentemente está fora de sua ordem normal, podendo ser explicado somente através de algum poder sobre-humano ou divino.
Wayne Grudem (pg 286 Teologia Sistematica), milagre é um gênero menos comum da atividade divina, pela qual Deus desperta a admiração e o espanto das pessoas, dando testemunho de si mesmo.
Antonio Gilberto (pg 13 Lições Maturidade Cristã 1985), milagre é uma interferência de uma lei divina superior, nas leis naturais, mediante poder sobrenatural.
Claudionor de Andrade (pg 37 Lições Biblicas 2011), milagres são operações extraordinárias e sobrenaturais de Deus no âmbito das coisas naturais.

Terminologia Bíblica:

“sinal” (heb. ´ôth; gr. semeion), que significa algo que aponta ou indica outra coisa, especialmente (com respeito aos milagres) a atividade e o poder de Deus;

“prodígio” (heb. môpeth; gr. terás) , um evento que deixa as pessoas assombradas ou perplexas;

“milagres” (heb. Gebûrah; gr. dynamis), ato que exibe grande poder, especialmente (com respeito aos milagres) poder divino.
Muitas vezes usa-se “sinais e prodígios” (ou “sinais e maravilhas”) como expressão-padrão referente a milagres (Êx 7.3; Dt 6.22; Sl 135.9; At 4.30; 5.12; Rm 15.19 et al.), e às vezes os três termos aparecem combinados, “milagres, prodígios e sinais” (At 2.22) ou “sinais, prodígios e poderes miraculosos” (2Co 12.12; Hb 2.4).



O propósito dos milagres:


Autenticar a mensagem do evangelho (Jo 3.2;  4.29; At 8.6-8; 9.35; 9.42)

Dar testemunho da vinda do reino de Deus (Mt 12.28; Lc 4.18; 9.1-2; Mt 10.7-8; 4.23; 9.35; At 8.6-7, 13)

Ajudar os necessitados (Mt 20.30, 34; 14.14; Lc 7.13)

Demonstrar o soberano poder de Deus (At 10.38)

Conduzir a Cristo (Jo 2.23; 20.30, 31)

Cumprir as profecias sobre o Messias (Is 61.1; Mt 8.17)

Confirmar a divindade de Jesus (Jo 5.36; 10.38; Mc 2.10-11)

Confirmar a Palavra de Deus (Mc 16.20; Hb 2.4)

Glorificar a Deus (Mt 9.8; 15.31)










Bibliografia:
Lições Maturidade Cristã 1985
Lições Biblicas 2011 – Atos dos Apostolos
Teologia Sistematica, Wyne Grudem
Enciclopedia de Bíblia Teologia e Filosofia, R. N. Champlin  

DANÇAR NO CULTO É PECADO?




A Revista Enfoque Gospel, na edição 84 de Jul/2008, publicou uma matéria intitulada EVANGÉLICOS E A DANÇA: PODE OU NÃO PODE?, onde consta a opinião de pastores, de músicos e de uma coordenadora de Ministério de Danças:
"dançar é: “movimentar o corpo em certo ritmo geralmente seguido de música. Ir de um lado para outro, balançar”. (Enfoque)

O fato é que nas igrejas evangélicas (incluindo nas Assembleias de Deus), há pelo menos quatro posicionamentos sobre o assunto:

1. Os que abominam radicalmente a ideia da dança no culto;

2. Os que ficam em cima do muro e chamam de "grupo de gesto" ou "grupo de coreografia" (uma questão de semântica) o que na verdade é grupo de dança (só não enxerga quem não quer). Batem palmas, batem o pé, levantam as mãos, balançam discretamente o corpo, mas afirmam não "dançam";

3. Os que entendem que a dança, dependendo do contexto cultural, da sinceridade e da espiritualidade do cristão pode fazer parte do culto (por exemplo nas igrejas Africanas, comunidades indígenas, contextos culturais brasileiros etc), desde que não promova escândalo, visto que espírito, alma e corpo fazem parte da adoração a Deus;

4. Os que liberaram geral e transformaram o culto em balada, baile funk, forró pé de serra, apresentação teatral etc.;

Faço parte do terceiro grupo. Já ouvi e li muitos argumentos aprovando ou reprovando a dança no culto, a grande maioria baseados naquela velha questão: se a Bíblia não reprova então pode, ou ainda, se a Bíblia não aprova então não pode (ambos fundamentados no silêncio da Bíblia sobre o assunto, em especial no Novo Testamento).

Respeito as opiniões contrárias, esta é a minha, e creio que é centrada num entendimento equilibrado dos princípios bíblicos que norteiam a adoração em espírito e em verdade.

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4.23-24)

Fonte: http://www.altairgermano.net/2008/09/danar-no-culto-pecado.html

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

IGREJA PRESBITERIANA SE PRONUNCIA CONTRA APÓSTOLOS E DANÇA NO CULTOS

Supremo Concílio reprova consagração de apóstolos e uso de dança


O uso uso da dança na liturgia do culto e a consagração de apóstolos estão proibidos na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). É o que decidiu o Supremo Concílio no final do ano de 2010. Até a comemoração do Natal e o uso do teatro foi avaliado pelos representantes dos presbitérios.
As discussões giraram em torno do culto público e seus elementos. Os líderes debateram a celebração do culto de ação de graças nos cultos dominicais. "A decisão do Supremo Concílio foi não proibir as ações de graças como parte do culto no dia do Senhor, e que o culto deve ter Deus como centro. Ou seja, declarou que as ações de graças fazem parte do culto a Deus, como está na Confissão de Fé da IPB (Westminster) e que o culto não deve virar culto à personalidade, mas Deus é sempre o centro do mesmo", divulgou o reverendo Augusto Nicodemos em seu blog.
A dança e a nomeação de apóstolos continua proibida. Segundo o Concílio Supremo, na Bíblia, a dança e a coreografia não fazem parte do culto público, por isso, devem ser excluídas da liturgia. Quanto aos apóstolos, a resposta foi de que só são reconhecidos como tais, os Doze Apóstolos de Jesus e Paulo.
Já os cultos de gratidão a Deus aos domingos a noite são permitidos. A decisão é de que todos os cultos devem ter Deus como o centro e que a gratidão a Ele deve estar sempre presente nos domingos.
Ainda foram discutidas questões acerca da comemoração do natal, de práticas neopuritanas e de cantatas com representações teatrais. Segundo o Supremo Concílio, é importante discutir tais detalhes por conta da invasão de novos elementos trazidos pelo neopentecostalismo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


DIRETORIA DA COMADALPE E DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ABREU E LIMA-PE PARA 2011


DIRETORIA DA COMADALPE - CONVENÇÃO DE MINISTROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS COM SEDE EM ABREU E LIMA-PE
Sentados da esquerda para a direita: Pr. Robério Amorim (1º Secretário), Pr. Francisco Tércio (2º Vice-Presidente), Pr. Roberto José (Presidente), Pr. Elis Clementino (1º Vice-Presidente) e Pr. Edi Moraes (1º Tesoureiro). Em pé: Pr. Altair Germano (Assessor Especial), Pr. Isaac Luiz (Assessor Especial), Pr. José Gomes (2º Tesoureiro), Pr. Francisco Silva (2º Secretário), Pr. Leonaldo Santana (Secretário Adjunto) e Pr. José Ferreira (Assessor Especial)
DIRETORIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ABREU E LIMA-PE
Sentados da direita para a esquerda: Pr. João Martins (1º Tesoureiro), Pr. Eusébio Félix (2º Vice-Presidente), Pr. Roberto José (Presidente), Pr. Luiz Gonzaga (1º Vice-Presidente) e Pr. Enock Paiva (1º Secretário). Em pé: Pr. Daniel Antônio (2º Tesoureiro), Pr. Gilmar Ribeiro (Assessor da Presidência), Pr. Orlando Cosme (Secretário) e Pr. Ubiratan Alves (2º Secretário)

domingo, 23 de janeiro de 2011


  O DEUS INCOMPREENSÍVEL, PORÉM CONHECÍVEL

Photobucket
Adicionar legenda



Como Deus é infinito e nós, finitos e limitados, jamais poderemos compreender plenamente a Deus. Nesse sentido, podemos dizer que Deus é incompreensível, ou seja, “que não pode ser plenamente compreendido.











“Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a perfeição do Todo Poderoso?” (Jó 11.7 ARA)


Arcano – segredo, mistério






“A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com que o comparareis?” (Is 40.18 ARC)








“Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável” (Sl 145.3 ARA)


Insondável – 1. De que não se pode encontrar o fundo.
                      2. Inexplicável; incompreensível.






“Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir” (Sl 147.5 ARA)




“Tal conhecimento é maravilhoso demais pra mim é sobremodo elevado, não posso atingir”(Sl 139.6 ARA)






“O profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33 ARA)


Inescrutável – que não se pode escrutar
Escrutar – Investigar, pesquisar








“porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os seus caminhos mais altos do que os vossos caminhos” (Is 55.9 ARA)




“Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, que o entenderá?” (Jó 26.14 ARA)




“Que precioso para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de arei contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (Sl 139.17-18 ARA)




“Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos.” (Jó 37.5 ARA)




“Eis que Deus é grande, e nós o não compreendemos, e o número dos seus anos não se pode calcular” (Jó 36.26)





sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

IRRESISTIVEL DA COMUNHÃO DA IGREJA

LIÇÕES BÍBLICAS - SUBSÍDIOS

COMUNHÃO

Definição:

A comunhão consiste em um acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participar juntas de uma determinada coisa (II Cor. 6.14 e 1Jo 1.3). A união de propósitos e interesses em torno da Ceia do Senhor é um exemplo disso; e, por essa razão, a Eucaristria (que vide) é também chamada de comunhão. Também há a comunhão geral dos santos, acerca da qual há um artigo separado nesta enciclopédia. O termo grego koinonia envolve as idéias de participação, comunhão, companheirismo e contribuição, pois essa é uma maneira de compartilharmos com outras pessoas de nossas posses materiais.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pastor Salva ‘Flanelinha’ com a Palavra de Deus

Um pastor convenceu o jovem Diego Silva, de 25 anos, a não se jogar do alto da caixa d’água da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará), em Belém do Pará, Brasil.

Presbítero é morto por jovens da Assembleia de Deus que discordaram de sua liderança


Presbítero é Morto por Jovens da Assembleia de Deus que Discordaram de Sua Liderança, diz Polícia

Suspeitos seriam contra a nomeação de Airton Vargas para a coordenação do grupo de jovens

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bandidos invadem igreja evangélica em Olinda, roubam fieis e agridem pastor


Publicado em 17.01.2011, às 09h07

Do JC Online Com informações da TV Jornal
Neste mês, este é o segundo assalto a igrejas evangélicas na Região Metropolitana do Recife
Neste mês, este é o segundo assalto a igrejas evangélicas na Região Metropolitana do Recife
Foto: Reprodução/ Vídeo
Cerca de 40 pessoas que participavam de um culto na Igreja Assembleia de Deus, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, na noite desse domingo (16), foram surpreendidas por dois homens que fecharam as portas do templo e anunciaram um assalto.

Eles chegaram a dar um tapa no rosto do pastor e também agrediram alguns fieis. Enquanto a dupla recolhia celulares e outros objetos pessoais dos presentes, o presbítero reagiu à investida e conseguiu dominar e derrubar um dos bandidos. Júnior César de Paula, de 24 anos, bateu a cabeça no chão e precisou de atendimento médico.
Embed:
Após os cuidados, Júnior César foi levado para a Delegacia de Peixinhos e autuado por assalto. O comparsa dele, cujo nome ainda é desconhecido, conseguiu fugir levando o material roubado.

Na manhã desta segunda-feira (17), uma equipe da Delegacia de Peixinhos está no local dando seguimento às investigações do caso. A investida não é a primeira na Região Metropolitana do Recife. Na última quarta-feira (12), um bandido invadiu a Igreja Adventista de Paulista, em Maranguape I, rendeu fieis e levou dinheiro e outros objetos de valor.


Fonte: JC ONLINE

sábado, 15 de janeiro de 2011


EVANGELISMO







“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16.15)


Eduardo Pereira dos Santos




EVANGELISMO


ESTRUTURA DAS PALAVRAS


RADICAL – Núcleo mais significativo de uma palavra, o radical é a base sobre a qual se cria uma família de vocábulos, os cognatos.
Ex: certo, incerto, certeza, incerteza, (radical: cert)

COGNATOS – São palavras que provém do mesmo radical, exemplo:
Evangelho
Evangelismo
Evangelista
Evangelizar
Evangelização
Evangelizado
Evangelístico



DERIVAÇÃO SUFIXAL - A derivação sufixal (ou sufixação) opera-se pela adjunção de um ou mais sufixos ou radical. A derivação sufixal é um dos processos de formação mais produtivos da língua, pois além de agregar novos significados ao radical, gera substantivos, adjetivos, verbos e advérbios.

Evangelho: substantivo, substantivo é a palavra que nomeia um “ser” ou uma “coisa”.
Evangelista (sufixo –ista) : adepto de certo modo de pensar ou agir relativo a. ex: materialista
Evangelismo (sufixo –ismo) : modo de pensar ou agir. ex: Cristianismo
Evangelização (sufixo –ção) : ato ou efeito, ex: coroação
Evangelizado (sufixo –ado) : cheio de, provido de, que tem caráter de, ex: vitaminado, amargurado
Evangelístico (sufixo –tico) : relativo a, referente a, ex: asmático, hepático
Evangelizar (sufixo –ar) : relativo a, referente a, ex: solar, popular



ETIMOLOGIA – O estudo da origem das palavras.

Evangelho - euangelion (εύαγγέλιον) – a palavra “evangelho” vem de duas palavras gregas eu, que quer dizer “bom”, e de angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”. Assim a palavra euangelion quer dizer “boas novas”. No hebraico é bessorah (II Sm 18.20,25,27;  II Rs 7.9), que a Septuaginta traduziu por euangelion. Originalmente significava “recompensa ou pagamento por dar uma boa notícia”. Com o tempo, passou a ganhar novo significado no mundo romano de fala grega em virtude do culto ao imperador, pois a palavra euangelion era usada para anunciar o nascimento deste ou a sua coroação, a idéia de recompensa caiu e a palavra passou a representar as próprias “boas novas”.

Evangelizar – euangelizõ (ευαγγελίζω) – “trazer ou anunciar boas novas ou alegria”.

Evangelista – euangelistes (ευαγγελιστής) – literalmente, “mensageiro do bem” (formado de eu, “bem”, e angelos, “mensageiro”, denota “pregador do evangelho.

Pregador – kerux (κηρυξ) – “arauto”, o termo kerux indica o “pregador” que faz uma proclamação; o termo evangelista ressalta a sua mensagem que é as boas-novas; ex: pregador do evangelho (ITm 2.7, II Tm 1.11)


domingo, 9 de janeiro de 2011


Ossuário de irmão de Jesus é verdadeiro, diz universidade hebráica

Ela pesa 25 quilos. Tem 50 centímetros de comprimento por 25 centímetros de altura. E está, indiretamente, no banco dos réus de um tribunal de Jerusalém desde 2005. A discussão em torno de uma caixa mortuária com os dizeres “Tiago, filho de José, irmão de Jesus” nasceu em 2002, quando o engenheiro judeu Oded Golan, um homem de negócios aficionado por antiguidades, revelou o misterioso objeto para o mundo. A possibilidade da existência de um depositário dos restos mortais de um parente próximo de Jesus Cristo agitou o circuito da arqueologia bíblica. Seria a primeira conexão física e arqueológica com o Jesus do Novo Testamento. Conhecido popularmente como o caixão de Tiago,

A Ascensão de Cristo e a Promessa de Sua Vinda


"Os quais lhe disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (At 1.11)


Ascensão: ato de ascendência; subida; elevação.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ATOS - A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA

1.       Introdução

O livro de Atos registra o poder sobrenatural do Espírito Santo, não só na vida dos apóstolos, mas também na existência da Igreja.




2.       Autor de Atos
Segundo a tradição, o nome de Lucas, o médico e companheiro de Paulo em suas segunda e terceira jornadas missionárias e na viagem a Roma, é aceito como o autor de Atos.
Evidencias:
a.       A igreja primitiva aponta para Lucas como autor:
    Irineu (c. 130 -200 d. C.)
   Clemente de Alexandria (153 -217 d. C.)
   Cânon Muratório (c. 170 d. C.)
   Eusébio (c. 325 d. C.)

b.      Lucas é citado como companheiro e cooperador de Paulo em (Cl 4.14; Fl 24; 2Tm 4.11)
c.       O elo entre os dois documentos pela saudação a Teófilo (Lc 1.3; At 1.1)
d.      O autor revela sua participação na labuta de Paulo ao usar o pronome nós em  (At 16.10-18; 20.6; 21.7; 27.20)
e.      O “Prólogo Anti-Marcião” (c. 160) – denomina Lucas como autor
Igreja Evangélica Assembleia de Deus é invadida em São José
Grupo destruiu porta e entrou armado na igreja, supostamente para reivindicar cumprimento de liminar, que acabou revogada ontem

São José dos Campos

A 4ª Vara Cível de São José dos Campos revogou ontem uma liminar que afastava Samuel Camara, por 90 dias, do cargo de presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na rua Conselheiro Rodrigues Alves, região central de São José.

A liminar havia sido concedida no último dia 17 de dezembro a pedido de Antônio Luiz Sellare, ex-presidente da Assembleia. Além do atual presidente, a liminar afastava também a diretoria.

O pedido alegava irregularidades na administração financeira da instituição.

Na tarde do último sábado, oito homens armados invadiram a Assembleia de Deus. O grupo seria liderado por Sellare, que reivindicava a presidência da igreja. O grupo quebrou a porta da igreja e feriu quatro pessoas, que registraram Boletim de
Ocorrência pela agressão. Quando a polícia foi acionada, os invasores fugiram.